- Área: 8429 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Tamara Uribe
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está situado ao longo da avenida de acesso para uma área residencial, portanto a composição geral do edifício corresponde a essa inércia linear. A volumetria surge a partir de uma base que funciona como plataforma, conferindo ao edifício uma presença icônica sobre a avenida principal.
Na base do edifício estão localizados o estacionamento, depósitos, casa de máquinas e serviços.Esse elemento foi estruturado através de peças feitas em concreto pré-fabricado de alta resistência para conseguir uma planta livre de colunas e toda a área de estacionamento. A partir do próximo pavimento, o edifício se eleva através de uma estrutura convencional com custo mais acessível.
O esquema geral do edifício responde a geometria linear do terreno, acomodando os apartamentos um ao lado do outro com as suas frentes direcionadas para a fachada principal da edificação.
Para resolver a orientação do edifício em direção ao sul, foram fixados brises ao longo da fachada principal. Eles são feitos de alumínio e com um desenho que evita a passagem de luz, necessitando de menos manutenção e também são capazes de resistir aos furacões que são comuns na região.
O segundo desafio do esquema linear era o da ventilação, que se resolveu ao projetar dois pátios de ventilação em cada coluna de apartamentos. Ao entrar nos apartamentos, os pátios conferem a sensação de estar sobre uma ponte entre dois vazios, ampliando virtualmente a área social dentro de cada apartamento e permitindo uma ventilação cruzada que é incomum em edifícios como esse.